Foram divulgados os números do Programa Previne Brasil, que mede o desempenho dos municípios do país, no quesito atenção básica de saúde. Os dados, compilados pelo Ministério da Saúde, indicam Rio Claro, como o melhor avaliado em todo o estado do Rio de Janeiro e Trajano de Moraes, como o pior.
Melhor colocado na Região Noroeste Fluminense, Italva, ficou em 9º no geral fluminense, enquanto a pior performance coube a Bom Jesus do Itabapoana, que amarga a 89ª posição estadual.
Natividade, ficou em situação intermediária (36º), mas atrás de seus vizinhos, Porciúncula (15º estadual e 2º regional) e Varre-Sai (19º estadual e 3º regional). Houve queda de desempenho de cerca de 13%, se comparado com avaliação anterior. Confira a posição de cada municípios da região:
9° ITALVA – RJ
15° PORCIÚNCULA – RJ
19° VARRE-SAI – RJ
30° ITAPERUNA – RJ
36° NATIVIDADE – RJ
38° LAJE DO MURIAÉ – RJ
51° ITAOCARA – RJ
56° SÃO JOSÉ DE UBÁ – RJ
64° SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – RJ
71° CAMBUCI – RJ
72° MIRACEMA – RJ
78° APERIBÉ – RJ
89° BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ
A atenção primária à saúde é o primeiro nível de cuidado em um sistema de saúde. Ela tem como objetivo fornecer cuidados essenciais e preventivos para a população, garantindo o acesso a serviços médicos e de saúde mais próximos da comunidade.
A atenção básica inclui atividades como consultas de rotina, vacinação, acompanhamento de doenças crônicas, atendimento a emergências simples e ações de promoção à saúde. O foco é promover a saúde, prevenir doenças e tratar problemas de saúde comuns, sempre com um atendimento mais acessível e contínuo.