Uma ação da Polícia Militar Ambiental resultou na identificação de possível crime ambiental na zona rural de Bom Jesus do Itabapoana, nesta segunda-feira (24). Durante patrulhamento, a equipe da 3ª Unidade de Polícia Ambiental (3° UPAM) recebeu uma denúncia anônima e constatou desmatamento ilegal, queimada e construção irregular de barragens na Fazenda Vista Alegre, localizada na Estrada Rosal x Varre-Sai, altura do km 04.
De acordo com o relatório da ocorrência, a área degradada é de aproximadamente 15.000 m² e se encontra dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP), já que está situada a menos de 30 metros de um curso d’água. O administrador da propriedade informou aos agentes que os trabalhos na área foram realizados há cerca de um mês, utilizando máquinas pesadas.
No local, foram identificadas árvores nativas em diferentes estágios de regeneração destruídas, seguido de queimadas, além da construção de duas barragens, que bloquearam o curso natural da água para a criação de gado. O proprietário da fazenda foi identificado mas não foi encontrado no momento da fiscalização.
A ocorrência foi registrada na 144ª Delegacia de Polícia (144° DP), onde foi solicitado um laudo pericial para a área afetada.
Andressa Rodrigues sob supervisão