Reprodução/Flávia Pires

Líder de facção carioca faz harmonização facial para despistar a polícia, mas é preso na megaoperação em Itaperuna

Nesta quinta-feira (13), em uma grande operação coordenada pela policia civil, os agentes prenderam Luiz Carlos de Lomba, conhecido como “Chocolate”, apontado como um dos três principais líderes do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. ele foi capturado em Itaperuna, durante a megaoperação Espoliador, que visa prender foragidos da justiça em todo o estado.

Para evitar ser identificado pelas autoridades ele realizou um procedimento de harmonização facial, tentando alterar sua aparência. No momento da prisão, o criminoso estava em uma consulta de avaliação para outro procedimento estético.

De acordo com as investigações, Chocolate era o responsável pela análise da pureza da cocaína comercializada pela facção, exercendo o papel de “químico” do grupo criminoso.

As apurações indicam que ele não atuava mais presencialmente no Complexo da Maré, ele exercia suas funções de forma remota, em uma esquema de “home office” para a facção.

Contra ele, havia um mandado de prisão expedido em 2024 pelos crimes de associação criminosa e roubo. Além disso ele é invetigado, por pelo menos, 35 procedimentos criminosos ao lado dos outros dois comparsas conhecidos como “Bill” e “Mangolé”, do qual formam o tripé do TCP da Maré.

Após ser preso, o criminoso foi levado em comboio até o aeroporto da cidade e transportado para o Rio de Janeiro em um helicóptero da Polícia Civil. O governo do estado, deverá solicitar sua transferência a um presidio federal.

A megaperação Espoliador segue em andamento, com participação de mais de 700 agentes. Até o momento, 294 criminosos foram capturados em diversas regiões do estado.

Da redação da Rádio Natividade