Nesta quarta-feira (26/06), a Infraero e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) firmaram Ordens de Serviço e lançaram licitações para obras no Aeroporto de Itaperuna, no Rio de Janeiro. Os investimentos de R$ 20 milhões visam garantir conformidade com a Anac, aumentar segurança e eficiência operacional. Desde dezembro de 2023, a Infraero assumiu a gestão do terminal e, nos últimos seis meses, realizou levantamentos detalhados para projetos que permitirão a operação de aeronaves modelo ATR 72.
As obras atuais incluem a construção de um muro patrimonial e uma via de inspeção, com conclusão prevista para novembro de 2024. No segundo semestre de 2024, iniciam-se obras como a instalação do PAPI em ambas as cabeceiras (dezembro de 2024) e reforço do pátio de aeronaves (outubro de 2024).Além disso, serão licitadas novas obras cruciais até o final de junho, com término estimado para o final de 2025, incluindo um novo terminal de passageiros, estacionamento, central de resíduos sólidos e subestação de energia.
Os investimentos têm como objetivo tornar o Aeroporto de Itaperuna competitivo, melhorando infraestrutura e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região. “Estamos, por meio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cumprindo o compromisso de garantir que esse aeroporto seja totalmente requalificado a fim de que ele esteja totalmente homologado pelos órgãos de controle”, afirmou o presidente da Infraero, Rogério Barzellay.