Espécie rara de sagui é avistada na área urbana de Porciúncula

A Secretaria de Meio Ambiente de Porciúncula informou esta semana que tem recebido relatos de aparecimentos de saguis na área urbana do município, entre eles o sagui (Callithrix aurita), primata pequeno, raro e endêmico da Mata Atlântica do Sudeste listado como em perigo de extinção.

A pasta alerta que ao avistar algum primata ou qualquer outro animal silvestre em área urbana, deve-se avisar imediatamente a Guarda Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 22 38421314, WhattsApp 22 999596839, ou através do e-mail ambiente@porciuncula.rj.gov.br.

O sagui é uma espécie de macaco muito presente nas áreas urbanas, o que pode colocar sua vida em risco. Devido à ocorrência na cidade, a população coloca alimentos para atrair os primatas, o que aumenta a ocorrência de acidentes.

Segundo a Bióloga e coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente, Eduarda Pires, é necessário conscientizar a população sobre a importância de conservar a fauna local.   “É fundamental que a população compreenda que alimentar animais silvestres pode causar desequilíbrio nos ecossistemas. Quando um animal vive em áreas urbanas é porque ele já perdeu parte de seu habitat natural e teve que se adaptar a essa nova realidade. Como resultado, seu papel na natureza pode ser afetado e todo o ecossistema sofre com essa mudança”.

Vale ressaltar que os primatas fazem parte da nossa biodiversidade e possuem papel fundamental na manutenção das florestas, além de auxiliarem nos serviços ecossistêmicos.

É bom lembrar que “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida” é crime ambiental (Art. 29 da Lei n° 9.605/98), com pena prevista de seis meses a um ano de detenção, mais multa.

Da redação da Rádio Natividade/Decom – Foto: Leonardo Almeida