O Brasil comemorou uma dobradinha no pódio do Mundial de atletismo paralímpico neste domingo (28), em Nova Déli, Índia. O fluminense Ricardo Mendonça, de Natividade, conquistou o ouro na prova dos 100m da classe T37 (paralisia cerebral), garantindo seu terceiro título mundial consecutivo. O compatriota Cícero Nobre faturou a prata, completando o pódio para o país.
Largando na raia 4, Mendonça cruzou a linha de chegada com o tempo de 11.16, superando seu colega de equipe, Cícero Nobre, que fez 11.23. Com essa vitória, Ricardo se consolida como um dos maiores nomes do atletismo paralímpico, somando o tricampeonato mundial aos títulos de Paris (2023) e Kobe (2024), além do ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
O percurso de Mendonça no esporte começou em 2019, após um acidente em 2014 que lhe deixou sequelas no braço e na perna direita. A partir de 2021, ele passou a treinar no Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, onde sua carreira de sucesso se consolidou.
Da redação da Rádio Natividade