Em assembleia virtual realizada nesta quarta-feira (03), servidores do Instituto Federal Fluminense que atuam em unidades do Noroeste Fluminense (Itaperuna, Cambuci e Pádua), deliberaram por aderirem à greve nacional da categoria.
O Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – afirma que o movimento tem adesão de 230 unidades de ensino em 18 estados que a greve, inclui professores e funcionários técnicos-administrativos dos institutos federais, Colégio Pedro II, Instituto Nacional de Educação de Surdos e Instituto Benjamin Constant.
Os trabalhadores pedem recomposição salarial da inflação dos últimos anos, que varia de 22% a 34%, reestruturação das carreiras e revogação de normas aprovadas pelos governos anteriores. A proposta do governo federal é de reajuste de 9% dividido em dois anos: 2025 e 2026. Dessa forma, não haverá aumento neste ano.
Região afetada:
Em Itaperuna a Comissão Local realizou a Assembleia Híbrida no Campus Itaperuna, quando aprovaram a greve a partir do dia 08/04. Em Cambuci ficou marcado o início para o dia 15/04. Em Pádua dia 10/04.
Segue abaixo alguns resultados das votações nos campi que concluíram suas deliberações.
Cambuci
A favor: 22
Contra: 6
Abstenções: 0
Início da GREVE: 15/04
Pádua
Favorável: 27
Contra: 9
Abstenções: 1
Início da GREVE: 10/04
Itaperuna
A favor: 76
Contra: 1
Abstenções: 7
Início da GREVE: 08/04
Da redação da Rádio Natividade