O governador Cláudio Castro entregou, nesta segunda-feira (25/03), no jardim de inverno do Palácio Guanabara, 94 viaturas para todas as secretarias municipais de Assistência Social do Rio. Os veículos serão usados para serviços administrativos, melhorar a logística de assistência aos municípios e fortalecer a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Do total de veículos, dois ficarão disponíveis para os abrigos de acolhimento do Estado.
– Depois da grave crise econômica que o Rio passou, a primeira pasta que deixou de ser vista foi a Assistência Social e nós conseguimos, com muito trabalho, mudar essa história. Reabrimos e abrimos os Restaurantes do Povo, expandimos o Café do Trabalhador, além de estarmos reestruturando nossos abrigos. Em 2023, atingimos a grande marca de 13 milhões de refeições servidas à população. E a entrega desses veículos corrobora o nosso compromisso com a assistência social e a união do Estado com todas as prefeituras – destacou o governador Cláudio Castro.
Ainda no evento, o governador anunciou o repasse de R$ 12 milhões às secretarias de assistência social dos municípios. A verba é disponibilizada por meio da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que tem como uma de suas funções o reforço da parceria com o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
– Só tenho a agradecer por tudo que o Estado tem proporcionado à assistência social. Nesse fim de semana, durante as chuvas, ouvi de muitas prefeituras o reconhecimento de ter um governo tão presente em todas as regiões do território fluminense. E isso tudo só é possível pela liberdade e confiança que o governador nos dá para trabalharmos e atuarmos perto da população que mais necessita – cita a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
O investimento para aquisição dos veículos é proveniente de uma verba de emenda parlamentar de 2019 da Bancada Federal do Rio de Janeiro, relatada à época pelo deputado federal Hugo Leal. Foram investidos na compra dos veículos cerca de R$ 9,6 milhões.
– O caminho de quem quer fazer o bem, às vezes, é tão difícil. Mas nós fizemos tudo o que era necessário e, hoje, tiramos esse sonho do papel e entregamos para as secretarias de Assistência Social – disse o deputado federal, Hugo Leal.
Da redação da Rádio Natividade/Ascom