Há exatos 30 anos, a Firjan SESI Itaperuna foi inaugurada trazendo para o Noroeste Fluminense uma série de serviços, ações e oportunidades de promoção de saúde, educação, lazer e esporte para a região. E para marcar esta data, a unidade vem realizando uma série de eventos para clientes, colaboradores e alunos e familiares da Escola Firjan SESI.
“Promover o bem-estar dentro e fora da indústria, e isso inclui educação, esporte e lazer, é um dos compromissos da Firjan para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, seus dependentes e a comunidade. Investir no trabalhador é investir no desenvolvimento social e econômico”, destacou o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann.
Inaugurada em 17 de julho de 1993 com a presença do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, do então governador eleito, Anthony Garotinho, e do prefeito de Itaperuna, Péricles Olivier de Paula, a unidade trouxe para Itaperuna uma série de serviços na área de esporte, lazer e cultura. Com uma infraestrutura privilegiada, que inclui piscina semiolímpica, quadras poliesportivas e uma grandiosa área verde, a unidade transformou as opções de práticas esportivas da cidade com aulas de hidroginástica, natação, futebol e musculação, além dos Jogos Firjan Sesi do Trabalho, que promovem a integração dos trabalhadores da indústria da região. Além do Teatro Firjan SESI, com uma programação cultural variada para cerca de 250 espectadores, contribuindo assim para o desenvolvimento humano e potencializando o processo de aprendizagem e de formação de conhecimento.
Sem esquecer, claro, da educação: além de modernos laboratórios à disposição dos alunos, um dos projetos de destaque ao longo dessas três décadas foi o TransFormar, que erradicou o analfabetismo de centenas de jovens de 15 a 19 anos da região. A unidade também atuou fortemente na prevenção de epidemias – e, mais recentemente, na pandemia com a plataforma SESI Viva+, a Tele Saúde, e com a publicação Protocolo SESI de retomada das atividades produtivas, entre diversas outras ações. Outra atividade realizada há 20 anos é a Colônia de Férias Firjan SESI, que conta com oficinas nas temáticas de saúde e estímulo aos hábitos saudáveis; modalidades esportivas; jogos cooperativos, gincanas e desafios em equipe.
Hoje a Escola Firjan SESI conta com 233 alunos no Ensino Fundamental 1 e 2. Na área de Promoção da Saúde, são quase 12 mil clientes ativos, incluindo trabalhadores da indústria e seus dependentes, empresas conveniadas e a comunidade em geral, responsável por quase metade dos atendimentos.
“Estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável é parte do DNA da Firjan SESI Itaperuna. Disponibilizamos ao trabalhador e seus dependentes uma infraestrutura de lazer de qualidade para toda a família, promovendo a saúde e o bem-estar dos trabalhadores da região”, gerente executiva Regional da Firjan SESI SENAI, Daniele Fonseca.
Um exemplo da qualidade dos serviços oferecidos na Firjan SESI Itaperuna vem da professora Tatyany Goncalves Silva Pereira, que em duas décadas de magistério, deu desde aulas de alfabetização ao 5º ano do Ensino Fundamental. Vendo de perto a dedicação de funcionários, a qualidade da metodologia e da estrutura, não teve dúvidas em confiar à instituição o futuro de suas próprias filhas – e como resultado, uma delas está cursando Medicina, enquanto a mais nova está entre ser médica e juíza.
“A Firjan Sesi mudou a minha vida: eu entrei lá uma menina, de 22 anos, e graças ao crescimento profissional que a Firjan SESI proporciona, me tornei também professora do município. Quando tive minhas filhas, não tive dúvidas de que estudariam lá, e essa base que tiveram foi fundamental para suas trajetórias, tanto que elas choraram quando tiveram de sair. Além disso, toda nossa família sempre usufruiu das atividades de esporte, saúde e cultura, então a gente passava tanto quanto ou mais tempo lá do que em casa”, relata Tatyany.
Como forma de reconhecimento, a Firjan SESI vai homenagear alguns dos funcionários mais antigos com uma placa fabricada no SENAI LAB da instituição.
Comemorações
Marcando a data, serão realizadas ao longo desta segunda-feira diversas ações para clientes e funcionários. Em seguida haverá uma palestra e confraternização com a equipe de Recursos Humanos da sede da federação. Alunos da Escola Firjan SESI Itaperuna também estão preparando uma homenagem aos professores, e em seguida vão participar de um quiz com distribuição de prêmios. À tarde haverá ainda a distribuição de bolo para clientes e funcionários, além de um painel instagramável em referência aos 30 anos da unidade.
Na última sexta-feira (14/7) foi realizada ainda uma Festa Julina para alunos e familiares da Escola Firjan SESI Itaperuna, incluindo brincadeiras e comidas típicas das comemorações a fim de integrar a comunidade, alunos e pais. A Escola Firjan tem Ensino Fundamental, além do Currículo Nacional Comum são oferecidas disciplinas diversificadas, como inglês e educação tecnológica com a Robótica, artes entre outras atividades, que tornam o processo educativo ainda mais completo.
Diversos outros eventos comemorativos serão realizados ainda ao longo do segundo semestre. As iniciativas serão divulgadas no momento oportuno.