Itaperuna e Pádua têm 260 vagas abertas em cursos gratuitos de qualificação profissional

A Firjan SENAI Itaperuna e Pádua estão com inscrições abertas para 650 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, todas com início previsto entre setembro e dezembro, a depender de cada turma. O edital contempla turmas em diferentes formatos (presencial e semipresencial) e turnos (tarde e noite).

Em Itaperuna, as oportunidades são para Mecânico de Climatização Residencial, Eletricista Industrial, Pedreiro de Alvenaria de Vedação, Pintor de Edificações, Almoxarife (duas turmas, sendo uma delas 50% em EAD), Operador de Máquinas de Costura Industrial do Vestuário – Malha, Operador de Máquina de Costura para Produção Industrial – Tecido Plano, Padeiro e Soldador de aço carbono eletrodo revestido 4G. Já em Pádua, há turmas para Programador Front-End e Operador de máquina de fabricar papel. As aulas terão início entre 15 de setembro e 21 de outubro, a depender de cada turma.

Altos salários e empregabilidade

Segundo pesquisa do Departamento Nacional do SENAI (2022-2024), 72,5% dos ex-alunos de Qualificação Profissional da Firjan SENAI conseguem emprego após o curso (de seis meses a um ano). Destes, dois em cada três ex-alunos conseguiram emprego durante ou logo após o curso. Além disso, segundo pesquisa da Firjan, o maior salário médio de admissão no Brasil está entre trabalhadores da Indústria, considerando todos os grandes setores econômicos como Serviços, Comércio e Agropecuária.

Inscrições

As inscrições e matrículas devem ser feitas exclusivamente na forma presencial na unidade Firjan SENAI mais próxima, e serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. As aulas têm início previsto entre setembro e 17 de dezembro, a depender de cada curso. Todas as informações estão no edital disponível em: https://www.firjansenai.com.br/editaisgratuitos.

Pré-requisitos

Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.

Da redação da Rádio Natividade