Ação resultou na mortandade de peixes

Crime ambiental contamina córrego e afeta abastecimento de comunidade rural de Natividade

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar possível crime ambiental na zona rural de Natividade, durante este último final de semana.

A denúncia foi apresentada pela Secretaria Municipal de Ambiente, acionada por moradores da comunidade do Capanema, que deste domingo (25), estava com o abastecimento de água interrompido. A irrigação de uma lavoura de hortaliças., também foi impactada.

De acordo com a bióloga Maria Inês Tederiche, a situação teria sido desencadeada após a abertura, sem critérios, de uma barragem para limpeza, o que ocasionou no lançamento de grande quantidade de lodo, que contaminou todo o Córrego Capanema.

– Hoje (26/05), passamos a manhã inteira por conta de um crime ambiental que impediu, desde ontem, o abastecimento de água de toda a comunidade do Capanema (em torno de 150 famílias) e matou 4 mil peixes num açude, – destacou a profissional.

A distrital determinou a perícia da área e a intimação de eventuais testemunhas que possam auxiliar na identificação de responsáveis.

Da redação da Rádio Natividade

A cor da água que chegou na estação de tratamento de água, que precisou ser paralisada