Aluna do Noroeste Fluminense alcança maior nota na redação no primeiro simulado do Enem-RJ

O primeiro simulado do projeto Enem-RJ trouxe um desempenho surpreendente dos alunos da rede estadual de ensino, com destaque para a aluna Larissa Vinhosa Pinto, do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa, de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, que alcançou a maior nota da redação do estado: 960 pontos. Ao todo, 95 mil estudantes participaram da prova. A plataforma Enem-RJ é uma importante ferramenta que auxilia na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

– Foi uma felicidade enorme ver que minha dedicação aos estudos está sendo recompensada! E também de gratidão aos professores, que acreditam nos alunos e exercem seu trabalho da melhor forma para ver o nosso sucesso – comemorou a jovem estudante, de 17 anos.

A ideia da plataforma é desenvolver ferramentas para atrair e engajar estudantes cada vez mais inseridos no universo digital, aliando o que há de mais moderno em termos de tecnologia a metodologias consagradas de ensino. O projeto utiliza os mais avançados recursos pedagógicos do país, oferecendo soluções integradas para auxiliar no diagnóstico, gestão e melhora nos indicadores de aprendizado na rede estadual de ensino.

– O Enem-RJ é muito especial. Vamos desenvolver o aprendizado e o conhecimento de todos, para que cada um possa seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos realizando esta avaliação para que nossos estudantes sejam bem-sucedidos nesta avaliação e nos demais desafios acadêmicos – enalteceu a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Mais de 95 mil textos foram analisados neste simulado, corrigidos por inteligência artificial, avaliando todos os requisitos cobrados no exame real e tornando esta etapa bem parecida com o que os estudantes terão pela frente, no dia da prova nacional. Para Larissa, o segredo do seu bom desempenho – e de uma boa redação – é muito estudo e estar ligado nos acontecimentos atuais.

– A minha maior dica é o treino, refazer e corrigir são etapas essenciais no processo. A redação é muito importante para qualquer prova, principalmente no Enem. Então, treinando e corrigindo você não comete mais os erros do início e, assim, atinge um ótimo resultado – explicou Larissa.

O Enem-RJ, gratuito e inédito no estado, é uma ferramenta destinada aos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizando videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas por inteligência artificial, baseados nas dificuldades de cada estudante.

Com os resultados deste simulado, serão identificadas as áreas em que cada um dos estudantes tem mais dificuldades e onde poderá ser focado seu estudo. Professores também se beneficiarão, com acesso rápido a conteúdos que atendem às necessidades específicas de suas turmas, o que facilita a preparação de aulas e garante a qualidade do ensino.

Da redação da Rádio Natividade