Uma balsa usada no garimpo ilegal de ouro no Rio Paraíba do Sul foi destruída durante operação da 3ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) no último fim de semana em Itaocara. A ação faz parte da Operação Força Total.
O equipamento foi localizado atracado próximo a uma pequena ilha na região do distrito de Batatal. Nela, os agentes encontraram roupas de mergulho, motor a diesel, compressor, esteira de decantação e carpetes, mas nenhum suspeito foi visto no local.
As roupas e equipamentos de mergulho usados pelos garimpeiros foram apreendidos, enquanto que motor e a balsa, que não tiveram como ser apreendidos, foram destruídos pelos agentes com fogo.
A medida é prevista na própria lei de crimes ambientais, quando a apreensão do material for inviável ou trouxer riscos ao meio ambiente e à segurança dos agentes. O caso foi registrado como crime ambiental na 135ª Delegacia Legal de Itaocara, por “extração de recursos minerais sem a competente autorização”.
Da redação da Rádio Natividade/Folha Itaocarense