Nesta última semana, o professor Francisco de Assis Rezende Rodrigues, diretor da E.M Deocleciano de Oliveira, de Guaçui/ES, foi homenageado com a Medalha Educador Capixaba “Renato Pacheco” pela Assembleia Legislativa (Ales). Francisco é natividadense, residente no bairro Tubiacanga e servidor de carreira do município que fica no sul capixaba.
Proponente da sessão e presidente do colegiado de Educação, o deputado Dary Pagung (PSB) destacou a importância da homenagem para os educadores do estado que, segundo disse, fazem parte da história capixaba.
A Medalha Renato Pacheco é uma honraria que tem como objetivo destacar e valorizar os profissionais que se destacam na área da educação, promovendo um ensino de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes. É um reconhecimento merecido para aqueles que se empenham diariamente em proporcionar uma educação de excelência.
“Medalhas são fundidas com o intuito de destacar o valor de alguém, como gesto de reconhecimento e honra à sua significativa contribuição para a sociedade, para que seu esforço e dedicação sejam modelo para a nação, cidade e organizações”, comentou o diretor.
Renato Pacheco foi professor, escritor, folclorista e magistrado, nasceu em 16 de dezembro de 1928 e morreu em março de 2004. Era formado em Direito, Filosofia, Sociologia e Ciências Políticas. A Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco foi criada com a Resolução 2.172, de maio de 2004 e presta homenagem aos trabalhadores da educação e às instituições da rede pública e privada do estado.
Da redação da Rádio Natividade