Polícia Ambiental flagra aterro irregular na zona rural de Bom Jesus do Itabapoana

Dez mil metros quadrados de área degradada foram localizados pela polícia militar ambiental na tarde desta segunda-feira (15) em Bom Jesus do Itabapoana. Os agentes foram ao local averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) que mencionava terraplanagem e aterro em um sítio localizado na zona rural, na Serrinha.

A equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano foi ao local denunciado e constataram a movimentação de terra e um aterro a menos de 30 metros de um curso de água e uma área de alagadiço, tornando assim o terreno uma área de preservação permanente.

De acordo com os agentes, a atividade teria sido feita aparentemente com auxílio de máquinas, porém, durante a fiscalização, não havia nenhuma atividade no local. A mãe do proprietário informou que ele estaria realizando o aterro e a terraplanagem para a criação de aves e produção de ovos e, como o mesmo não se encontrava, os policiais da 3ª UPAm a questionaram a respeito das licenças ambientais necessárias.

Como nenhuma autorização foi apresentada, os policiais procederam à 144ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei 9605/98.

A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.

É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Da redação da Rádio Natividade/Jorge Luiz