Cartão recomeçar começa a ser entregue a 236 famílias de Bom Jesus do Itabapoana atingidas pelas chuvas

Pago em parcela única, no valor de R$ 3 mil, o Cartão Recomeçar, benefício do Governo do Estado para as famílias de municípios que declararam situação de calamidade ou emergência e que perderam móveis, ou até mesmo teve parte da casa destruída, está sendo entregue em cidades da região Noroeste.

Bom Jesus do Itabapoana, com 236 unidades, e Campos dos Goytacazes, com 436, nesta segunda-feira, 11/12, foram as últimas cidades a serem contempladas.

– Estamos dando uma oportunidade ao nosso povo para se reerguer após as chuvas. É um benefício que ajuda neste recomeço com móveis, eletrodomésticos da linha branca ou até mesmo, material de construção. Sabemos o quão difícil é esse momento pós tragédia, mas estamos aqui com solidariedade e resposta efetiva mostrando a participação do Estado – disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Além de beneficiar as famílias, o Recomeçar vai injetar uma renda direta de cerca de R$ 8 milhões apenas nos municípios da Região Norte e Noroeste, cidades mais afetadas com as chuvas, como Campo dos Goytacazes, Bom Jesus de Itabapoana, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé, Aperibé e Itaocara.

– Começou a cair muita chuva na minha casa, a água subiu muito, acima da minha barriga. Minha mãe acamada de 91 anos, fiquei desesperada. A prefeitura estava passando na rua, resgatou minha mãe na hora, foi Deus. Quando recebi o telefonema que tinha direito ao benefício, chorei muito. Meu marido tem problema de saúde, eu estou desempregada, a gente não tem renda. Esse cartão veio em muito boa hora. A primeira coisa que vou fazer vai ser arrumar as portas e comprar um guarda-roupas que eu perdi – disse Marli Teixeira Silveira Mendes, de 58 anos. Moradora de Carabuçu, em Bom Jesus de Itabapoana.

Da redação da Rádio Natividade