Em nota tornada pública na manhã desta quinta-feira (22), o vice-prefeito de Natividade Thiago Machado, o Thiago do Agudo, se manifestou sobre a crise envolvendo o governo municipal e o grupo ligado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), após vazamento de áudio, no qual o líder local da agremiação, determina que secretários municipais boicotem a abertura oficial da 34ª EXFANA, o que de fato aconteceu. Sete nomes acabaram exonerados ontem (21/06) pelo prefeito Severiano Rezende.
Na nota, Thiago que desde o ano passado está rompido politicamente com o prefeito Severiano Rezende, salientou que interferências externas teriam sido os principais motivos de seu distanciamento.
LEIA:
Considerando os últimos fatos ocorridos em Natividade em relação ao governo municipal, venho por meio desta manifestar minha opinião.
Primeiramente manifesto meu repúdio a toda e qualquer forma de desrespeito a quaisquer autoridades, especialmente dos poderes executivo e legislativo municipais envolvidas diretamente neste caso. Divergências de opiniões são naturais na política, no entanto devemos buscar uma relação harmônica a fim de uma convivência saudável e respeitosa.
Aproveito para manifestar meu apoio e respeito aos profissionais de comunicação que publicaram em suas plataformas jornalísticas ou redes sociais tais acontecimentos e seus efeitos de forma imparcial, buscando levar informações aos leitores e munícipes, sofrendo, no entanto, duras críticas, inclusive pessoais, de integrantes ou simpatizantes do grupo ora parcialmente afastado da administração.
Conforme de conhecimento de muitos, o governo municipal, de forma submissa e até inconcebível, sofre há tempos um amplo poder de autoridade e manipulação de terceiros que sequer fazem parte oficialmente da administração.
Em meados do ano passado (Julho/2022), por meio de uma comunicação pública, manifestei meu rompimento político com o atual prefeito municipal Sr. Severiano Rezende, quando foram apresentas as devidas justificativas, informando a conduta submissa da gestão do executivo, por vezes até manipulada, sob comando de terceiros, já sabida à época por grande parte da população, sendo agora mais uma vez confirmada por meio de áudios vazados contendo ares de petulância e descaso e até mesmo por depoimentos informais de integrantes do próprio governo ao longo dos últimos dias.
Diversas foram minhas tentativas em advertir para os riscos daquela conduta, alertando para a capacidade de integrantes da administração oficial, buscando um verdadeiro trabalho em equipe, respeitando as opiniões externas, mas jamais me submetendo a autoritarismos. No entanto, as atenções do executivo sempre foram destinadas prioritariamente àquele que hoje demonstra publicamente toda essa autoridade perante seus subordinados e ao próprio prefeito, fazendo este último passar por momentos de desconforto e desmoralização.
Ainda que tarde, parece que o prefeito, após passar por mais uma situação constrangedora, dessa vez talvez a mais evidente, teve coragem e resolveu tomar alguma atitude com aqueles colaboradores que não tinham o governo como prioridade, não o respeitaram enquanto líder, não descartando ainda outras novas exonerações.
Agora é aguardar para saber como serão os próximos passos do executivo. Será que dará espaço para o trabalho e opiniões coletivos? Saberá reconhecer os demais parceiros de caminhada? Será essa decisão de natureza verdadeira, sem estratégias ocultas?
Sinceramente, torço muito, apesar de ter dúvidas. Peço a Deus que ilumine os novos caminhos da administração municipal. Viva Natividade de todos nós!!!
Thiago do Agudo
Vice-prefeito de Natividade-RJ (2021-2024)
21/06/2023