Carreta do eMuseu do Esporte chega a Natividade; visitação gratuita segue até domingo – OUÇA A ENTREVISTA COM A COORDENADORA

A próxima parada da carreta do eMuseu do Esporte será em Natividade. O veículo ficará aberto à visitação com entrada gratuita,  entre 8 e 11 de junho, no Parque de Exposições, na Rua Santa Teresinha s/n°, das 9h às 16h. A carreta itinerante do eMuseu do Esporte é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na Uerj, com patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, e apoio da Suderj.

OUÇA A ENTREVISTA COM A COORDENADORA DO PROJETO: 

 

Antes de chegar a Natividade, o veículo passou por Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto e Cordeiro, registrando um total de 5.146 visitantes e 125.399 atendimentos. A carreta passará, ainda, por outros quatro municípios fluminenses: Quissamã, Itaboraí, Maricá e Duque de Caxias.

No interior do veículo é transportado o acervo do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), com preciosidades esportivas de colecionadores, galerias que contam a história de várias agremiações e atletas de diversas categorias, atividades de imersão e interatividade, reunindo vasto material das principais conquistas do esporte nacional.

A proposta da carreta do eMuseu do Esporte é mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro e, com isso, incentivar a prática desportiva em todas as idades através da imersão e acessível a todos. A carreta e suas atividades foram pensadas para serem totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico, com a capacitação de monitores em cada cidade para esse atendimento. Outro quesito ligado à acessibilidade, novidade neste ano, é o fato de que a carreta está na palma da mão, ao alcance de todos por meio do celular! Além dos visitantes de cada cidade, quem quiser, poderá acessar remotamente e conhecer as atividades no site do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br).

No circuito de 2023, ações práticas ligadas à preservação ambiental vêm acontececendo, como em Cordeiro, última parada da carreta antes de chegar a Natividade, onde, em comemoração à semana mundial do meio ambiente, o eMuseu fez uma parceria com o Ecoenel, usando a carreta como um ponto de coleta de material reciclável, bonificando cada “doador” com um brinde do eMuseu. O Ecoenel visa a educar e estimular a população sobre o consumo mais sustentável, oferecendo desconto na conta de luz a quem aderir à campanha de coleta de recicláveis.

No município serrano, Rosana Ferreira de Souza foi a primeira a chegar para fazer a sua troca. Ela entregou óleo de cozinha que usa para fritar os pastéis em seu trabalho e disse que “essa iniciativa estimula duplamente, pois reciclamos e, ainda, temos desconto na conta de luz. Com a troca do oléo tive R$ 20,00 de desconto na conta do próximo mês”.

Outra atividade do eMuseu na temática sustentabilidade foi elogiada pela Coordenadora de Educação Ambiental de Cordeiro, Giovana Cerqueira, que classificou como muito especial a iniciativa do treinamento de professores da rede municipal de ensino com as cartilhas educativas do eMuseu e a entrega de kits sustentáveis de badminton. “A carreta é tecnológica e o projeto ensina como usar a reciclagem de materiais que podem ser usados para o incentivo à prática de esportes. Isso é fantástico!”, afirmou.

“A sustentabilidade é um dos pilares do eMuseu do Esporte”, afirma Bianca Gama, idealizadora do eMuseu do Esporte. “Nos preocupamos em entregar um projeto alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento da ONU (ODS), tanto que o eMuseu possui 11 dos 17 ODS e quatro deles são de sustentabilidade”. Para conhecer mais, acesse o vídeo pelo link https://www.instagram.com/reel/CscD-y9u-ik/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

A diretora de Comunicação da Enel, Janaina Vilella, também exalta a importância do projeto para a população. “Patrocinar essa iniciativa é um presente para os clientes da distribuidora. Estamos proporcionando para a população desses oito municípios fluminenses selecionados para receber a carreta, um museu itinerante repleto de história e tecnologia. É um momento em que o público de todas as idades pode se inteirar mais das conquistas do esporte nacional”, afirma.

Todas essas experiências, além de surpreendentes, incentivam a prática de esportes, apresentando novas opções e modalidades, às vezes ainda desconhecidas para muitos dos visitantes. “Meu filho vinha pedindo para conhecer a carreta e fiquei impressionado com o que ela oferece para as pessoas.  Cordeiro precisava de uma atividade como essa que pode incentivar que novos talentos do esporte apareçam”, disse Marcelo de Souza, jornalista que visitou a carreta em Cordeiro acompanhado do filho, Anderson Miguel, de quatro anos.

O incentivo ao Esporte aliado à tecnologia também foi destacado por Isabela Bernardo, primeira mulher de Cordeiro a receber a faixa preta no Jiu Jitsu e dona de 63 medalhas no esporte. “É muito importante a vinda da carreta do eMuseu para a cidade. Ela traz tecnologia e esportes que são desconhecidos da maioria das pessoas. Sem dúvida, é uma oportunidade para as pessoas se sentirem motivadas a praticá-los”.

A carreta

Quem visita a carreta do eMuseu do Esporte pode participar de nove atividades diferentes como simulador de canoagem que gera energia, simulador de esgrima, ski e muito mais de forma a permitir que todos possam interagir observando  acervos históricos. Há também o sobrevoo para conhecer o estádio do Maracanã, além da inédita imersão de um tour virtual pelo Complexo Esportivo Julio Delamare, que apresenta as modalidades natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado. Atletas renomados estão presentes na carreta em forma de holograma, como Donnians Oliveira do Badminton, a ginasta Rebeca Andrade e Davizinho do Surf adaptado, prontos para interagir com os visitantes e, mais que isso, tirar fotos lado a lado com seus fãs.

Em uma das salas da carreta, os visitantes podem ver acervos únicos com pegadas de heróis do futebol, como as de Nenê, Adriano Imperador, Zico e do Rei Pelé, graças à parceria com a Suderj. Ao lado da pegada de Pelé, está sua camisa autografada, com o merecido destaque. O e-sport também faz parte das atrações com o FIFA e jogos de várias modalidades esportivas. Ski e esgrima também são simuladores que arrancam sorrisos e promovem sensações inéditas para todos que vivenciam a experiência.

Se não bastassem as atrações no interior do veículo, do lado de fora da carreta é montada uma praça esportiva com atividades como badminton, futebol, tênis de mesa, vôlei sentado entre outras atividades.

O Projeto

O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo. Seu conteúdo pode ser conhecido pelo portal  www.emuseudoesporte.com.br  nas versões português e inglês ou, de forma itinerante, na carreta. O veículo é totalmente adaptado, reunindo esporte e tecnologia, permitindo ao público de todas as idades, inclusive, pessoas com deficiência, se aventurar na prática virtual de esportes ou, se preferir, simplesmente conhecer, por meio do acervo histórico, as maiores conquistas do esporte nacional. O eMuseu virtual já registra mais de 1 milhão em alcance de pessoas, sendo referência até mesmo na Grécia, berço dos jogos olímpicos.

O eMuseu do Esporte nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais. Ele celebra a memória do esporte brasileiro e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. Já possui 25 ambientes diferentes, 14 galerias virtuais e 11 exposições e, nas cidades que visita, busca a interação com a história local, assim como o incentivo à prática esportiva e à inclusão.

Depoimentos

“A Carreta do eMuseu do Esporte é um projeto que temos muito carinho, pois além de valorizar a memória do esporte, das modalidades e das conquistas de atletas brasileiros, é uma oportunidade de apresentação democrática da cultura, de visitar museus e espaços de aprendizado”. (Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani)

“O eMuseu do Esporte é uma  grande oportunidade de levar parte do acervo histórico da Suderj a todas as regiões do estado. Imagina, por exemplo, a alegria de você conseguir ver de perto a pegada do Rei Pelé! O apoio da Suderj ao eMuseu do Esporte itinerante por meio das “nossas pegadas” vai proporcionar e espalhar muitas emoções aos amantes do esporte”. (Presidente da Suderj, Gelby Justo)

“A participação da Universidade nesse projeto é motivo de muito orgulho, sendo um caso de sucesso que teve a sua semente plantada e desenvolvida na aura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro”. (Marinilza Bruno, diretora de Inovação da UERJ)

Roteiro das próximas cidades

Quissamã –15/06 a 18/06

Itaboraí –22/06 a 25/06

Maricá –29/06 a 02/07

Duque de Caxias – 6/07 a 9/07