O plenário da Câmara Municipal de Cardoso Moreira aprovou o Projeto de Lei 026/2023, de autoria do vereador Leno Moraes, que proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamento de motocicletas, quadrículos, motonetas, ciclomotores e bicicletas motorizadas no município cardosense. A lei agora segue para ser sancionada ou vetada pela prefeita Geane Vincler, que tem 15 dias para decidir. Caso sancione, o Executivo definirá também as devidas penalidades para a sua execução e caberá ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) a fiscalização operacional na vias e logradouros do município.
É um problema crônico em Cardoso Moreira o “ronco” de motos com escapamentos adulterados ou motociclistas imprudentes empinando suas motos pelas ruas do município, levando perigo para toda população. É válido lembrar que já existe uma resolução, de 1999, no Código de Trânsito Brasileiro, que impõe o limite máximo de ruído de 99 decibéis para escapamentos e, em caso de descumprimento, o condutor pode receber multa.
“Tenho recebido em meu gabinete, como em todo lugar, reclamações acerca de motociclistas pilotando com suas motos adulteradas, provocando poluição sonora ao meio ambiente”, justifica o vereador Leno Moraes, proponente. “Gostaria de agradecer a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública de Cardoso Moreira pela parceria. Gostaria também de agradecer todos os nobres vereadores pelo apoio e entendimento na aprovação dessa lei tão importante para nossa população cardosense”.
Da redação da Rádio Natividade/Cardoso Moreira News