Na noite do último sábado (25/03), a Diocese de Campos registrou uma tentativa de furto a uma Capela de Campos. A ação foi registrada por câmeras de segurança, que foram instaladas em 2022. De acordo com o pároco Pe. Dênison Martins, da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, que é responsável pela Igreja de Santo Antônio no bairro Beco de Santo Antônio, nada foi levado. Esta é a quinta vez que a capela é alvo deste tipo de ação, sendo a segunda após a colocação de câmeras de segurança na capela.
“Fomos avisados pelo sistema de monitoramento da empresa e o indivíduo foi identificado e abordado ao retornar na tentativa de um segundo furto à noite. Agradecemos a toda comunidade, que com zelo, participação concreta através do dízimo e confiança na nossa administração, nos permitiram fazer os investimentos que já se mostraram eficazes, frustrando as últimas tentativas de roubo”, mencionou uma publicação do sacerdote nas redes sociais da paróquia.
Segundo o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, a situação preocupa a todo o território da Diocese. “O investimento em sistema de segurança é lamentavelmente uma realidade hoje, pois inibe a ação de pessoas que visam apenas recursos financeiros. Juntamente a um policiamento ostensivo e comunitário seria o ideal para criarmos uma segurança coletiva, pública mais efetiva e eficaz. As câmeras e alarmes de monitoramento estão se fazendo necessárias”, declarou Dom Roberto.
O primeiro furto aconteceu em março de 2020, a Capela de Santo Antônio, também foi arrombada e furtada. De acordo com membros da igreja, na ação foram levados cálices e aparelhos de som. Depois a capela voltou a ser alvo de furtos no ano de 2021, já em 2022 houve a tentativa, mas que foi impedida após os suspeitos serem flagrados. Em 2023 foram 4 furtos registrados nas cidades de Campos, São João da Barra, Itaperuna e Porciúncula. No ano de 2022 foram registrados 4 furtos em capelas na Diocese de Campos, além de um ato de pichação na fachada da Igreja. Já no ano de 2021 foram registrados cinco arrombamentos nas cidades de Santo Antônio de Pádua e Campos, sendo duas na baixada campista.