INMET mantém Noroeste Fluminense sob alerta de tempestades e chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) reforçou o alerta de “Perigo” (Nível Laranja) para tempestades atingindo o Noroeste Fluminense nas próximas horas desta segunda-feira (09). De acordo com o último boletim de avisos meteorológicos, a região deve enfrentar condições climáticas severas, com acumulados de chuva significativos e ventos de forte intensidade.

O alerta aponta para a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de até 100 mm por dia. Além da precipitação volumosa, são esperados ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 60 e 100 km/h.

A área de abrangência do alerta inclui os principais municípios do Noroeste do Rio de Janeiro, como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Natividade e Porciúncula, além de áreas limítrofes com a Zona da Mata Mineira e o Norte Fluminense.

Natividade

De acordo com a Defesa Civil Municipal de Natividade, choveu cerca de 38mm nas últimas 24 horas, ocasionando pequena elevação do nível do Rio Carangola (3,50m), que ainda bem distante da cota de transbordo (5,2o).

Recomendações de Segurança

A Defesa Civil e o INMET recomendam que, durante a ocorrência de tempestades, os moradores sigam os seguintes protocolos de segurança:

Evite Abrigos Debaixo de Árvores: Devido ao risco de queda e descargas elétricas, não utilize árvores como proteção.

Estacionamento Seguro: Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelo vento.

Aparelhos Eletrônicos: Se possível, desligue aparelhos elétricos do quadro geral de energia para evitar danos por picos de tensão.

Atenção a Encostas: Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais de movimentação de terra ou rachaduras.

Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Da redação da Rádio Natividade