O prefeito de Itaperuna, Emanuel Medeiros (Nel), decretou oficialmente nesta quarta-feira (04), situação de emergência no município em razão das fortes chuvas que têm castigado a região nos últimos dias. A medida, classificada tecnicamente como desastre de nível 2, foi tomada após uma reunião com o secretariado municipal para avaliar os danos causados pelo temporal e a necessidade imediata de suporte logístico e financeiro.
Segundo o chefe do Executivo, a decisão, tornou-se fundamental para garantir que a cidade receba a atenção necessária das esferas superiores.
– O decreto não funciona apenas como um instrumento administrativo de gestão interna, mas serve como um apelo formal aos governos Federal e Estadual. Com a validação da situação de emergência, a prefeitura ganha agilidade para acessar recursos extraordinários e mobilizar apoio externo para ações de socorro e reconstrução das áreas afetadas, destacou o secretário de Defesa Civil Daniel Bernardo.
Em pronunciamento, Nel enfatizou que o foco total da gestão está no atendimento direto à população atingida. Ele reiterou o compromisso da administração com a transparência e a responsabilidade social, destacando que a união entre as secretarias é o que garantirá a assistência rápida a quem mais precisa neste momento crítico.
Atualmente, equipes de monitoramento seguem em alerta por todo o município, enquanto a administração pública busca viabilizar a chegada de ajuda humanitária e a recuperação da infraestrutura urbana danificada pelas águas.
Da redação da Rádio Natividade
Natividade FM