Uma mulher, identificada como Maria Carolina Primo Ferreira, natural de Itaperuna, fugiu após ser flagrada tentando introduzir um vasto arsenal de materiais ilícitos no Presídio Nelson Hungria (Bangu 7), no Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste do Rio.
O episódio, ocorrido nesta segunda-feira (24), durante o horário de visitas, provocou uma intervenção imediata da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que decretou a suspensão das visitas na unidade e o afastamento preventivo de sua cúpula administrativa.
Segundo a secretaria, os itens estavam escondidos em sacolas e foram detectados durante fiscalização de rotina na portaria, realizada por policiais penais do Grupamento de Portaria Unificada (GPU). O material passou duas vezes pelo scanner, levantando suspeitas da equipe de segurança. Contudo, antes que a abordagem oficial fosse concluída, a visitante conseguiu empreender fuga. Equipes da Seap realizam diligências para localizá-la.
O volume do material apreendido é significativo: foram confiscados 130 aparelhos celulares, 17 kg de maconha, 3,5 kg de cocaína, 80 pedras de crack, 185 g de haxixe e 50 chips de telefone. No total, foram mais de 20 quilos de entorpecentes apreendidos. Todo o material foi imediatamente encaminhado à DRACO-IE (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais) para investigação.
Em resposta à tentativa de violação, a Seap adotou medidas duras. As visitas presenciais e por parlatório foram suspensas por tempo indeterminado. Além disso, a secretaria determinou o afastamento preventivo do diretor, do subdiretor e do chefe de segurança e a Corregedoria da Seap instaurou um procedimento administrativo para apurar possíveis falhas de segurança e verificar se houve envolvimento de servidores na tentativa de entrada do material ilícito. Foi também decretada uma intervenção operacional na unidade prisional.
Em nota oficial, a Secretaria de Administração Penitenciária afirmou que mantém tolerância zero contra práticas criminosas nas unidades prisionais e garantiu que seguirá intensificando as ações de controle e fiscalização.
Da redação a Rádio Natividade
Natividade FM