Patrulha Rural reduz em até 88% os furtos nas propriedades monitoradas do Norte e Noroeste Fluminense

O programa Patrulha Rural (PR), implementado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, tem se mostrado altamente eficaz no combate a furtos em áreas rurais, registrando uma redução de até 88% nos índices de criminalidade em sítios e fazendas dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense.

Os dados, fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), comparam as ocorrências entre 2021 (um ano antes da criação do programa) e 2024.

Criada em 2022 para combater o alto índice de furtos na zona rural do interior do estado, a Patrulha Rural, após três anos de operação, celebra resultados expressivos. Nesses municípios, a redução média de furtos é de 53%.

Em destaque, as cidades de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, que apresentaram uma impressionante queda de 88% no período analisado. Atualmente, nove cidades são atendidas pelo programa.

Desde o seu lançamento, a Patrulha Rural realizou quase 19 mil atendimentos em 2.043 propriedades rurais cadastradas na região de maior extensão territorial do estado.

As equipes da polícia e os proprietários cadastrados mantêm contato permanente via WhatsApp, o que não só previne ações criminosas, mas também transmite uma maior sensação de segurança à comunidade.

O coordenador da Patrulha Rural, tenente-coronel Aluísio Freitas da Luz, ressalta que outro aspecto crucial do programa é o fortalecimento do relacionamento entre a corporação e a comunidade rural. Segundo ele, as ações de orientação e apoio promovem a construção de um ambiente mais seguro e cooperativo. Além disso, a Patrulha Rural utiliza estratégias e ferramentas tecnológicas para garantir que a presença do Estado seja sentida mesmo nas regiões mais remotas.

Na área de atuação do 29º Batalhão de Polícia Militar, o programa foi implantado nos municípios de Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira, contribuindo para a segurança dessas localidades.