Cláudio Castro se licencia e Rodrigo Barcellar, assume interinamente o governo do Rio pela 2ª vez

O governador Cláudio Castro (PL) oficializou nesta quarta-feira (02), seu pedido de licença para mais uma viagem internacional.

Com a renúncia do ex-vice-governador Thiago Pampolha em para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), quem assume interinamente o comando do Governo do Estado do Rio de Janeiro é o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Barcellar (PL), no período de 03 a 06 julho.

Castro deverá participar da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, realizado em Portugal pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

É a segunda vez em um curto espaço de tempo que Rodrigo Barcellar assume interinamente o Palácio Guanabara.

Esse movimento ganha ainda mais relevância no cenário político fluminense, já que Barcellar tem se posicionado publicamente como um pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro nas próximas eleições. Sua assunção interina, portanto, reforça sua visibilidade e o consolida como uma figura central na política estadual.

A movimentação na linha sucessória se intensifica com a perspectiva de 2026. O próprio governador Cláudio Castro já manifestou a tendência de renunciar ao cargo no próximo ano para se candidatar a uma cadeira no Senado Federal, conforme permitido pela legislação eleitoral. Caso essa projeção se concretize, Rodrigo Barcellar assumiria definitivamente o governo do estado até o fim do mandato, em um cenário de grande efervescência política.

A assunção de Barcellar, busca projetar sua imagem em um momento político estratégico e antecipa possíveis cenários para as eleições de 2026.

Da redação da Rádio Natividade