Municípios capixabas na divisa com o Noroeste seguem como homicídios zerados

O Espírito Santo encerrou o primeiro semestre de 2025 com o menor número de assassinatos, que incluem homicídios e feminicídios, em quase três décadas. Dados divulgados nesta terça-feira (1º) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) revelam que foram registrados 382 casos em todo o Estado entre janeiro e junho, uma redução expressiva de 12,4% em comparação com os 436 óbitos no mesmo período de 2024.

O desempenho positivo é impulsionado por treze municípios da região Sul do Estado que não registraram nenhum homicídio desde o início do ano. Entre eles estão Apiacá e Bom Jesus do Norte, que fazem limites com Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense.

As cidades que mantiveram o número de mortes violentas zerado até o momento são: Alfredo Chaves, Iconha, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Muqui, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro, Presidente Kennedy, Dores do Rio Preto, Ibitirama e Muniz Freire.

A queda nos homicídios foi observada em todas as regiões capixabas, demonstrando uma melhoria generalizada na segurança pública. A Grande Vitória registrou uma redução de 13,4%, com 29 assassinatos a menos. A região Sul, que se destaca com os 13 municípios sem ocorrências, apresentou a maior queda percentual, com 23,3% a menos de homicídios. As regiões Noroeste, Serrana e Norte também contribuíram para a diminuição geral, com reduções de 14,9%, 13% e 2,3%, respectivamente.