A Polícia Federal deflagrou na terça-feira, 1º de julho, uma operação de combate a crimes eleitorais no município de Apiacá, município de capixaba, que faz limites com Bom Jesus do Itabapoana, na Região Noroeste Fluminense.
A ação, que visa desarticular esquemas de irregularidades durante o período eleitoral, resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
As investigações tiveram início após o recebimento de denúncias que apontavam que eleitores estariam transferindo seus títulos para o município de Apiacá em troca de benefícios indevidos.
Durante a operação “Falso Domicílio”, a PF apreendeu diversos aparelhos celulares, que serão submetidos a uma análise pericia, que buscará aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos nos crimes. O objetivo é mapear toda a rede de indivíduos participantes, desde os intermediários até os beneficiários finais das irregularidades.
Os indivíduos sob investigação podem ser responsabilizados por uma série de crimes eleitorais, incluindo corrupção eleitoral, que se refere à oferta ou promessa de vantagens em troca de votos; falsidade ideológica eleitoral, que engloba a inserção de informações inverídicas em documentos com finalidade eleitoral; e transferência irregular de eleitores, que ocorre quando há a mudança de domicílio eleitoral sem a devida comprovação de residência.
Da redação da Rádio Natividade