O deputado estadual Jair Bittencourt (PL) apresentou indicação na Alerj solicitando ao Presidente do INEA, Philipe Campello, a realização do Programa Limpa Rio em Natividade. O município é banhado pelo Rio Carangola, que, em 2021, após as fortes chuvas que atingiram a região, transbordou e tomou as ruas, invadindo casas e estabelecimentos comerciais. Na época, a Prefeitura decretou situação de emergência.
¨Principalmente nessa época do ano, que precede o verão, a manutenção, limpeza e desassoreamento do rio e de seus canais é de fundamental importância para prevenir as enchentes comuns ocasionadas pelas fortes chuvas, além de evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças que impactam a vida da população, como a dengue¨, ressaltou Jair Bittencourt.
Programa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o Limpa Rio realiza a manutenção e limpeza dos leitos e margens, retirando sedimentos que acabam retendo a água, facilitando o curso do rio e reduzindo os impactos negativos das chuvas ao evitar enchentes e alagamentos.
No mês passado, o Governo do Estado lançou uma nova fase do Programa, que, só no primeiro semestre de 2023, beneficiou 401 rios e canais de 50 cidades fluminenses, com a limpeza e o desassoreamento de um trecho de 183 quilômetros de corpos hídricos.
Em visita ao Noroeste esta semana, o vice-governador e secretario estadual do ambiente, Thiago Pampolha, confirmou que os equipamentos serão enviados em breve ao município. Os trabalhos devem começar esta semana em Porciúncula, onde uma draga, chegou na última terça-feira (07).
Da redação da Rádio Natividade/Ascom