Em noite memorável, o CENOM – Natividade, inaugurou nesta última sexta-feira (12), seu setor de equoterapia, que brevemente está disponível aos seus usuários, que fazem tratamento de reabilitação, totalmente gratuito.
Referência estadual na reabilitação auditiva e de deficientes intelectuais, a instituição recebe pacientes de 37 municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Litorânea, que juntas somam cerca de 2,8 milhões de pessoas.
Como lembrou Arthur Marcelo Guimarães Carvalho, gestor do CENOM, a equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
– A equoterapia estará funcionando a partir de 03 de outubro de 2023, quatro dias na semana, de terça a sexta feira. Dia 15 de setembro, haverá apresentação para os secretários de saúde, secretários de assistência social e secretários de educação, assim como para os pais interessados em inscrever seus filhos nesta terapia. O serviço irá atender a todos os municípios da região Noroeste, exclusivamente filantrópico, com o custeio dos municípios interessados através dos consórcios, – acrescentou Arthur.