O prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo, assinou nesta quarta-feira (25/01) o Decreto nº 2066/2023, que declara Situação de Emergência.
Ele tomou a decisão baseado nos 72mm de chuva que atingiram o município em poucas horas, acarretando o transbordamento do Rio Itabapoana.
Na cidade, o rio atingiu o nível de 5,30 metros (a cota de transbordo é 3,10 metros) causando prejuízos materiais e transtornos à vida de famílias em vários bairro, principalmente no Pimentel Marques.
O coordenador da Defesa Civil, sargento BM Junior, destacou com o órgão permanece em estado de alerta. De acordo com último balanço divulgado, equipes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Civil; de Obras, Transportes e Serviços Públicos; de Educação, Esporte e Lazer; de Assistência Social e Habitação (SMASH) e de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos começaram a percorrer as áreas inundadas e constataram que havia várias casas em risco. Imediatamente foi iniciado o trabalho de retirada das pessoas e seus pertences.
Cerca de 35 pessoas, entre elas idosos, adultos, adolescentes e crianças, estão abrigadas em duas escolas, ambas no bairro Pimentel Marques. No Jardim de Infância Nair Fassbender Ferolla, foram acolhidas 17 pessoas de três famílias diferentes. Cada uma foi instalada em uma sala de aula diferente.
No local estão nove crianças, um adolescente e sete adultos. Já na Escola Municipal Sebastião Pimentel Marques estão abrigadas 18 pessoas de cinco famílias: nove crianças, um idoso, seis adultos, sendo duas gestantes. Ainda segundo a prefeitura, cerca de 500 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas cheias.
Da redação da Rádio Natividade