Estado mobiliza maquinário e equipes para apoiar municípios atingidos pelas chuvas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro reforçou as ações emergenciais em municípios afetados pelas chuvas, nesta segunda-feira (09/02), com o envio de maquinário pesado e equipes técnicas para apoio às cidades de Itaperuna, São Fidélis, Paty do Alferes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Macuco, Cantagalo, Sumidouro e Bom Jardim.

A mobilização tem como objetivo reduzir riscos, recuperar áreas atingidas. Ao todo, as secretarias das Cidades e de Infraestrutura e Obras Públicas têm cerca de 50 maquinários em ação.

– O Governo do Estado está presente onde a população mais precisa. Mobilizamos equipes e maquinário para dar resposta rápida aos municípios atingidos pelas chuvas. Nosso compromisso é proteger vidas e ajudar as cidades a retomarem a normalidade o quanto antes. Continuem acompanhando os alertas do Inea e da Defesa Civil para que possamos enfrentar esse período com mais segurança- ressaltou o governador Cláudio Castro.

As equipes atuam nos municípios mais atingidos pelas chuvas com caminhões, retroescavadeiras, vacol, patrol, caminhões caçamba, escavadeira, caminhão-pipa, caminhão toco, pá carregadeira, além do apoio de ferramentas.

As frentes de trabalho estão voltadas para a desobstrução de acessos, retirada de entulhos, apoio à drenagem e recuperação de pontos impactados pelas chuvas, em articulação com as defesas civis municipais.

Entre as ações emergenciais, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem ( DER ) construiu um acesso alternativo no município de Cantagalo após um trecho da RJ-152 ceder durante as fortes chuvas. No Noroeste Fluminense, uma equipe de engenheiros foi enviada para fazer uma inspeção numa ponte, em Porciúncula.

O Comitê de Chuvas do Governo do Estado se reuniu durante à tarde para alinhamento das ações emergenciais realizadas pelas secretarias das Cidades, Infraestrutura e Obras Públicas, Planejamento, Defesa Civil e Desenvolvimento Social. Desde o dia 5 de janeiro, o Governo do Estado já mobilizou equipes técnicas e maquinários para 30 municípios, com foco na redução dos impactos provocados pelas chuvas intensas registradas em diferentes regiões.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil atendeu diversas ocorrências ao longo do dia. Foram registrados o salvamento de 16 pessoas, cortes de árvores, desabamentos e alagamentos. No município do Rio foram disparadas 15 sirenes, com mobilização em nove comunidades. Sete municípios decretaram situação de emergência e contam com atuação permanente da Defesa Civil e da assistência social. São eles: Rio Claro, Itaperuna, São Sebastião do Alto, Cantagalo, Paty do Alferes, Porciúncula e Piraí.

Segundo o Cemaden-RJ, há registros de chuva forte a muito forte nas regiões Baixada Fluminense, Metropolitana e Capital e chuva fraca a moderada nas demais regiões do estado. A previsão para as próximas horas é de céu nublado a encoberto com chuva moderada a forte, passando a fraca durante a madrugada.

Permanece o risco hidrológico alto para o município de Aperibé, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Natividade, Niterói, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Gonçalo e São Sebastião do Alto. Todas as regiões do estado se encontram em risco hidrológico moderado.

Devido aos altos acumulados pluviométricos, permanecem as condições de risco alto de deslizamento para Duque de Caxias, Niterói e Rio de Janeiro e de risco moderado para alguns municípios das regiões da Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Costa Verde, Metropolitana, Noroeste, Serrana e Sul. Há possibilidade de avanço do risco para todas as regiões do estado.

Da redação da Rádio Natividade