INMET emite alerta máximo para chuvas intensas no Norte e Noroeste Fluminense até domingo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) elevou, nesta sexta-feira (6), o nível de alerta para as regiões Norte e Noroeste Fluminense devido ao acumulado significativo de chuvas. O aviso mais crítico, de “Grande Perigo” (cor vermelha), foi emitido para uma parcela específica do Noroeste Fluminense e do Norte do estado, onde o volume de água pode superar os 100 mm por dia.

De acordo com o comunicado oficial, o alerta de nível vermelho é válido até as 23h59 de domingo (8). Nestas áreas, há risco iminente de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em municípios com zonas de risco mapeadas.

Municípios afetados:

Embora o alerta de “Grande Perigo” abranja diversas regiões do estado, no Noroeste Fluminense e arredores, o destaque de severidade máxima recai sobre municípios como:

Aperibé, Cambuci, Itaocara, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São Sebastião do Alto.

No Norte Fluminense, cidades como Campos dos Goytacazes também estão sob o aviso de maior gravidade.

Já o alerta de “Perigo” (cor laranja) — Aviso 53189 — cobre o restante das regiões Norte e Noroeste, incluindo cidades como Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, dentre outras. Nestas localidades, a previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h (ou até 100 mm/dia) e ventos intensos que podem atingir os 100 km/h.

Riscos e Orientações:

A combinação de solo saturado por chuvas anteriores e a previsão de novos temporais eleva o potencial de danos, como queda de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas.

A Defesa Civil e o INMET recomendam à população:

Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.

Observe alterações em encostas: rachaduras no solo ou inclinação de postes e árvores podem indicar risco de deslizamento.

Proteja pertences: em caso de inundação, envolva documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Permaneça em local abrigado e não enfrente áreas alagadas.

Em situações de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Da redação da Rádio Natividade

O alerta mais severo atinge parte da região