Em um encontro de grande relevância para os círculos tradicionais da Igreja Católica no Brasil, o Papa Leão XIV recebeu no Palácio Apostólico, neste sábado (15), no Vaticano, Dom Fernando Arêas Rifan.
O Bispo é o Administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, sediada no Rio de Janeiro/Campos, com paróquias em várias cidades, entre as quais Natividade. Dom Rifan é uma referência nacional no que diz respeito à tradição e ao rito antigo da Igreja.
A Administração Apostólica é a única jurisdição no país voltada especificamente para a celebração da Forma Extraordinária do Rito Romano (a Missa Tridentina), em plena comunhão com a Santa Sé.
A audiência ocorreu em um momento protocolar importante: Dom Rifan, ao completar 75 anos de idade, apresentou sua renúncia ao Santo Padre, conforme exige o Código de Direito Canônico. Assim, a pauta principal da reunião foi a discussão sobre a sucessão e o futuro da administração que ele lidera.
Ao final do encontro, o Bispo declarou apenas que a audiência foi “positiva”, mantendo a discrição e não revelando detalhes sobre o andamento do processo de escolha de seu sucessor, o que é natural em se tratando de assuntos da cúpula da Igreja Católica.
A decisão sobre quem assumirá a liderança desta importante referência da tradição no Brasil, ou se ele permanecerá por mais um tempo, fica agora a cargo da Santa Sé.
Da redação da Rádio Natividade
Natividade FM