A Polícia Civil de São Paulo, com o apoio da corporação do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), deflagrou uma operação nesta terça-feira (11) no município de Miracema (RJ), dando prosseguimento a investigação de crimes cibernéticos. O trabalho conjunto resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e no recolhimento de equipamentos eletrônicos.
A ação policial está diretamente ligada à apuração de crimes graves cometidos por meio das plataformas digitais Discord e Instagram, que incluem instigação à automutilação, estupro virtual, produção e armazenamento de pornografia infantil e aliciamento, sendo a vítima central uma criança de 11 anos de idade.
As atividades em Miracema são um novo passo na investigação, que na semana anterior já havia apreendido um adolescente de 15 anos na Grande São Paulo. Além disso, no próprio município fluminense de Miracema, equipamentos digitais de um adolescente de 13 anos, utilizados nos atos infracionais, já haviam sido apreendidos.
As autoridades responsáveis informam que as investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso e, principalmente, ampliar a coleta de provas digitais por meio da análise dos equipamentos apreendidos.
Redes como Discord, que permitem interações privadas e formação de grupos fechados, têm sido apontadas em relatórios de segurança digital (como os da SaferNet) como ambientes onde o aliciamento e a exploração sexual infantil são dificultados pela falta de moderação e pela ausência de verificação etária eficaz.
Da redação da Rádio Natividade
Natividade FM