A aparição de uma mancha de espuma branca no Rio Carangola, na manhã desta sexta-feira (14), gerou apreensão entre os moradores de Natividade. No entanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu uma declaração oficial para tranquilizar a população, assegurando que o abastecimento de água segue seguro.
O secretário de Meio Ambiente, Anderson Lira, informou ao jornalismo da Rádio Natividade que, após o alerta, uma equipe composta por ele e técnicos da concessionária Rio + Saneamento — responsável pela captação e distribuição de água no município — realizou uma inspeção no local.
A principal conclusão da vistoria é que a água distribuída à população não apresenta riscos de contaminação. Lira garantiu que os protocolos de segurança foram mantidos.
“A Rio + Saneamento, a empresa que é responsável pelo nosso abastecimento de água, onde nós captamos água do Rio Carangola, ela faz todos os tipos de análises da água antes de entregarem a água a todos os consumidores,” afirmou o secretário.
Ele assegurou que o monitoramento é rigoroso: “Não houve nenhum tipo de anomalia, não houve nenhum tipo de contaminação observada nem na água bruta e nem na água tratada”.
O fenômeno, que foi registrado por moradores nas duas margens do rio, afetando o trecho que passa pelos fundos da Rua Monsenhor Miguel do Reis Mello e a Rua Professor Borges, no bairro Liberdade, já não era mais visível durante a inspeção oficial.
O secretário Lira confirmou que a mancha branca “não foi mais encontrada”.
A hipótese inicial levantada pelo secretário é que o episódio possa ter sido pontual e de origem doméstica: “Pode ter sido de repente alguém que fez uma limpeza dentro de casa e espumou o rio”, – finalizou.
Da redação da Rádio Natividade
Natividade FM