Uma mulher registrou uma ocorrência de estelionato na 143ª DP de Itaperuna nesta terça-feira (4), após cair no golpe do “falso advogado” e perder R$ 2.200,00. O caso reforça o alerta da Polícia Civil sobre a modalidade de fraude que utiliza a credibilidade do sistema judicial para enganar cidadãos.
A vítima relatou à polícia que recebeu uma ligação de uma pessoa que se apresentou como advogado, que para dar credibilidade ao contato, forneceu dados específicos sobre um suposto processo judicial da vítima e garantiu que ela havia vencido a causa.
A parte final da fraude veio com a solicitação de pagamento. O criminoso pediu uma transferência via PIX para cobrir supostos “custos processuais” necessários para a liberação do valor total e acreditando estar finalizando o processo, a mulher efetuou o pagamento.
Após a transferência dos R$ 2,2 mil, e o contato cessar, a vítima percebeu ter sido alvo de um golpe. A delegacia tem registrado um aumento de ocorrências semelhantes, algumas envolvendo valores ainda mais elevados. A Polícia Civil reforça o apelo para que a população mantenha a cautela:
Não confie em pedidos de transferência bancária imediata, especialmente via PIX, para resolver questões jurídicas por telefone.
Sempre verifique a identidade do profissional e ligue para o escritório de advocacia ou órgão judicial responsável para confirmar a informação antes de realizar qualquer pagamento.
Da redação da Rádio Natividade
Natividade FM