O café do Noroeste Fluminense reafirmou seu prestígio ao ter a maior parte dos produtores entre os finalistas do 1º Prêmio de Excelência Cafés do Rio, promovido pela EMATER-RIO e pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior. Dos dez finalistas em todo o estado, sete são dos municípios de Varre-Sai e Porciúncula, confirmando a região como o grande polo de cafés especiais do Rio de Janeiro.
A iniciativa, que recebeu 49 inscrições e visa reconhecer o trabalho de quem cultiva com paixão e qualidade, dividiu a disputa em duas categorias: Via Úmida e Via Natural. Os finalistas seguirão para a etapa de degustações em novembro, que definirá os grandes vencedores.
Destaque na Categoria Via Úmida:
Na categoria Via Úmida (cafés processados com a remoção da casca e parte da polpa antes da secagem), Varre-Sai demonstrou sua força, classificando três produtores entre os cinco finalistas.
Marcio André Vargas – Varre-Sai
Marcio Fernandes Meneses – Varre-Sai
Tarcizio Roberto Oliveira – Varre-Sai
Everardo Tardin – Bom Jardim
Paulo Tassinari – São José do Vale do Rio Preto
Varre-Sai e Porciúncula na Categoria Via Natural:
Na categoria Via Natural (cafés secos com o fruto inteiro), os municípios do Noroeste Fluminense garantiram quatro das cinco vagas na final, com Porciúncula em evidência.
Clara Fernandes – Porciúncula
Cristiano José Oliveira – Varre-Sai
Enio Geraldo Nelles – Porciúncula
Geralda Dias Bento – Porciúncula
Ricardo Monteiro – Petrópolis
A alta representatividade de Varre-Sai e Porciúncula no prêmio sublinha o sucesso dos investimentos em qualidade, técnica e tradição na região, que busca, inclusive, o selo de Indicação Geográfica (DO) para seus cafés especiais. A premiação é uma plataforma que impulsiona o reconhecimento nacional do trabalho dos agricultores familiares fluminenses.
Da redação da Rádio Natividade