Um homem foi preso nesta terça-feira (14), em Porciúncula depois de dois furtos em momentos distintos, no intervalo de poucas horas.
O caso começou na vizinha cidade de Tombos (MG), onde ele furtou uma bicicleta na praça central próximo da agência do Itaú e seguiu com ela, pedalando até Porciúncula. Acionados, policiais militares da daquele município, verificaram a imagens de câmeras de segurança, que confirmaram sua direção e acionaram a Secretaria Municipal de Ordem Pública, que também com base em seu sistema de monitoramento (Projeto Escudo – veja abaixo), confirmou que ele passou pelo perímetro urbano de Porciúncula, continuando pela RJ 220, em direção a Natividade.
Tempos depois, foi visto por um dos integrantes da Secretaria de Ordem Pública – de volta em Porciúncula, desta vez na altura do bairro Vale Verde – que acionou militares do 29º BPM, que o abordaram e mantiveram contato com os colegas de Minas, que assumiram a ocorrência, apresentada na 139ª DP.
Questionado, Thompson Maciel Rodrigues, de 34 anos, confessou o crime, admitindo ter vendido a bicicleta a um comerciante de Natividade, que localizado, confirmou o negócio e devolveu o veículo.
Neste espaço de tempo, dois funcionários de uma operadora de internet, procuraram a distrital, alegando que estavam trabalhando na instalação de uma rede de fibra ótica às margens da RJ 220, no ponto conhecido como matinha e quando perceberam, se deparam com o carro arrombado e deram por falta de um telefone celular e dois cartões bancários.
Durante a formalização do caso, o inspetor Flávio Macedo, responsável pelo registro, descobriu o aparelho levado de um dos técnicos – já sem fotos, imagens e dados que já haviam sido apagados – além dos cartões, em poder do suspeito.
O envolvido, que segundo a polícia, seria morador do bairro Surubi, Itaperuna e com extensa ficha de antecedentes, acabou autuado pelos dois crimes e transferido ao presídio de Campos dos Goytacazes, onde passará por audiência de custódia.
Da redação da Rádio Natividade