Prefeitos da região se reúnem para discutir a queda de arrecadação

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) realizou na manhã desta segunda-feira uma Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de debater os impactos da queda de arrecadação enfrentados pelas prefeituras e buscar estratégias conjuntas para lidar com a crise financeira.

O encontro, que adotou um formato híbrido (presencial e remoto), aconteceu na sede da Prefeitura de Italva e contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios consorciados.

Durante a assembleia, foram abordados temas cruciais para a gestão municipal, como: Relatos dos gestores sobre os desafios atuais enfrentados em suas administrações; A importância dos recursos próprios, com destaque para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); apresentação detalhada da PEC nº 66/2023, além de discutir caminhos possíveis a partir da articulação política regional.

O presidente do CIDENNF, Léo Pelanca, ressaltou a gravidade do momento e a necessidade de união entre os municípios. “Estamos atravessando um dos períodos mais desafiadores da gestão pública municipal. A queda na arrecadação impacta diretamente os serviços básicos à população. Por isso, o diálogo, a articulação e a construção coletiva de soluções são fundamentais para superarmos esse cenário com responsabilidade e estratégia,” afirmou Pelanca.

Participaram da reunião, o Prefeito José William (São Fidélis), Gean Marcos (São José de Ubá), Murillo Defanti (Cambuci), Alessandra Freire (Miracema), Paulo Roberto Pinheiro (Santo Antônio de Páuda), Heriberto Pereira (Itaocara), Taninho Toledo (Natividade), no acesso remoto estavam Paulo Sergio Cyrillo (Bom Jesus do Itabapoana), representando a prefeita Geane Vincler (Cardoso Moreira), Rodrigo Stellet e representando o prefeito Valmir Lessa (Conceição de Macabu), Roger Lima.

Com informações do Noroeste Agora!