A Direção do Hospital Natividade informou, por meio de nota oficial enviada à Rádio Natividade no início da tarde, que “o repasse de verbas por parte do Município de Natividade foi efetivado às 11h40 desta quarta-feira (30)”. Na noite anterior, o Conselho Deliberativo, havia expedido comunicado, se queixando de atraso (leia ao final deste artigo).
O montante recebido, no valor de R$ 180 mil, de acordo com a entidade, é referente ao recurso liberado pelo Fundo Nacional de Saúde em 07 de julho de 2025, que “garante, por ora, o funcionamento do hospital e a continuidade dos atendimentos prestados à comunidade”.
O Hospital Natividade expressou a expectativa de “que o assunto não precise ser novamente exposto publicamente, reforçando a esperança de que os próximos repasses ocorram dentro dos prazos legais”.
A instituição destacou a importância do recurso MAC referente à competência 08/2025, “vital para a manutenção do hospital, e dos Royalties da competência 07/2025, essenciais para o pagamento da folha de funcionários, encargos e outros custos operacionais”.
– Esse valor é referente a verba MAC ( Média e Alta Complexidade), que vem do Ministério da Saúde, cujas parcelas tem datas pré-estabelecidas e valor fixo, com avaliação trimestral por uma comissão de três pessoas, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho de Saúde e Hospital. Trata-se de uma avaliação qualitativa e quantitativa e o Hospital aguarda a visita dessa comissão, – destacou a presidente do H.N., Ivete Martins.
Leia a íntegra da nota:
Natividade, 30 de julho de 2025
A Direção do Hospital Natividade vem, por meio deste, agradecer à população de Natividade, e ao Conselho Deliberativo e Fiscal do Hospital que, prontamente se mobilizou diante da situação enfrentada por esta instituição quanto ao atraso no repasse da verba MAC – recurso essencial para o custeio de combustível, medicações, manutenção de serviços básicos, entre outras despesas operacionais.
Informamos que, às 11h40 desta quarta-feira (30/07/2025), recebemos o repasse por parte do Município de Natividade.
Esclarecemos ainda que o valor repassado na data de hoje é referente ao valor liberado no dia 07/07/2025, conforme informações do Fundo Nacional de Saúde. Este recurso garante, por ora, o funcionamento do hospital e a continuidade dos atendimentos prestados à comunidade.
Registramos ainda nosso sincero agradecimento à imprensa local, séria e imparcial, bem como aos canais de mídia social que se mobilizaram e deram visibilidade ao caso, contribuindo significativamente para que a situação fosse tratada com a devida urgência.
Esperamos, com respeito às instâncias competentes, que não seja necessário trazer novamente esse assunto à tona publicamente, e que os próximos repasses — em especial o MAC referente à competência 08/2025, recurso utilizado para a manutenção da instituição, e os Royalties da competência 07/2025, essenciais para o pagamento da folha dos funcionários, seus devidos encargos e demais custos operacionais — ocorram dentro dos prazos legais, assegurando o pleno funcionamento desta instituição, que é referência em saúde para nossa população.
Seguimos à disposição, reafirmando nosso compromisso com a transparência e o cuidado com a vida.
Atenciosamente,
Direção do Hospital Natividade.
Entenda o caso: