Guarda Civil e PM combatem o uso de escapamentos irregulares de motos em Cardoso Moreira

Uma operação conjunta da Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar foi realizada na noite da última sexta-feira (25), em Cardoso Moreira, com o objetivo de combater o uso de “turbal” em motocicletas.

O “turbal” é um tipo de escapamento adulterado que produz ruído excessivamente alto, sendo proibido por lei municipal devido aos riscos que oferece à segurança pública e à perturbação do sossego da população. Além da legislação municipal, a prática também é vedada pelo Art. 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que considera infração grave conduzir veículo “com descarga livre ou silenciador de motor inoperante ou defeituoso”, com multa e retenção do veículo.

Durante a blitz, as motocicletas identificadas com o equipamento irregular tiveram os condutores obrigados a remover a peça, que foi apreendida. Os veículos só foram liberados após a instalação de um escapamento adequado e dentro da legalidade.

A Secretaria de Segurança informou que essas ações de fiscalização serão intensificadas e realizadas com frequência, principalmente em períodos de festividades, para garantir o bem-estar dos moradores e promover um trânsito mais seguro e silencioso no município.

da redação da Rádio Natividade