Na manhã desta segunda-feira (21) mais de 100 pessoas deram o pontapé inicial no Caminho da Luz, uma das mais emblemáticas rotas de peregrinação do Brasil.
O percurso de 200 km, que une exuberantes paisagens naturais, fazendas centenárias, cachoeiras e igrejas a uma profunda experiência espiritual e cultural, levará os caminhantes de Tombos até o Alto Caparaó-Pico da Bandeira em sete dias.
O ponto de partida foi a deslumbrante Cachoeira de Tombos, que serviu de cenário para a grande mesa de café da manhã. Após a primeira refeição do dia, uma oração especial aos pés da cachoeira marcou o sinal verde para o início da jornada.
A partir dali, cada peregrino seguiu seu ritmo, sozinho ou em grupo, carregando seu cajado e sua mochila – muitas delas adornadas com fitas de outros caminhos percorridos pelo mundo.
Até o próximo domingo, o vasto grupo seguirá a orientação da “seta amarela”, cruzando cidades e pequenas comunidades como Tombos, Catuné, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Galiléia, Alto Caparaó e, finalmente, o Pico da Bandeira (partindo da Tronqueira).
Muitos dos participantes já possuem vasta experiência em caminhadas internacionais, incluindo o famoso Caminho de Santiago de Compostela.
Albino Neves, idealizador do Caminho da Luz e com grande vivência em rotas de peregrinação ao redor do mundo, destacou a diversidade do grupo.
Originário da região de Carangola, Albino revelou que a edição atual reúne peregrinos de todas as regiões do Brasil, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, e conta ainda com a presença internacional de uma cinesa e um italiano, reforçando o caráter universal do Caminho.
Da redação da Rádio Natividade – Informações e fotos: Silvan Alves