Alfabetização: Natividade está entre os três piores índices do Noroeste Fluminense

Natividade enfrenta um cenário preocupante na alfabetização de suas crianças. Dados oficiais do Alfabetiza RJ, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revelam que apenas 56,9% das crianças do município estão alfabetizadas. Esse percentual coloca Natividade entre os piores da região Noroeste Fluminense, superando apenas Porciúncula (52,4%) e Laje do Muriaé (48,4%). Na vizinha Varre-Sai, a melhor colocada entre as 13 cidades da região, o índice bateu 83%, enquanto São José de Ubá cravou pouco mais de 80% (VEJA ABAIXO).

A plataforma estadual, que monitora o desempenho educacional, mostra que, embora a taxa de participação na avaliação seja alta (85,3% dos 2.839 estudantes locais, com 2.423 participando efetivamente), o desempenho é um ponto de alerta. Um total de 267 alunos estão abaixo do nível básico, indicando possíveis falhas significativas no processo inicial de aprendizagem.

Mais detalhadamente, 20,2% dos alunos de Natividade estão abaixo do nível básico, enquanto apenas 22,1% alcançaram o nível avançado. Essa disparidade evidencia a necessidade urgente de intervenções pedagógicas e estratégias de ensino mais eficazes.

Natividade não conseguiu atingir a meta mínima de 80% de alfabetização definida para 2030,junto com a maior parte dos municípios fluminense. Apenas 15% deles conseguiu alcançaram esse patamar em 2024.

Da redação da Rádio Natividade