Natividade enfrenta um cenário preocupante na alfabetização de suas crianças. Dados oficiais do Alfabetiza RJ, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revelam que apenas 56,9% das crianças do município estão alfabetizadas. Esse percentual coloca Natividade entre os piores da região Noroeste Fluminense, superando apenas Porciúncula (52,4%) e Laje do Muriaé (48,4%). Na vizinha Varre-Sai, a melhor colocada entre as 13 cidades da região, o índice bateu 83%, enquanto São José de Ubá cravou pouco mais de 80% (VEJA ABAIXO).
A plataforma estadual, que monitora o desempenho educacional, mostra que, embora a taxa de participação na avaliação seja alta (85,3% dos 2.839 estudantes locais, com 2.423 participando efetivamente), o desempenho é um ponto de alerta. Um total de 267 alunos estão abaixo do nível básico, indicando possíveis falhas significativas no processo inicial de aprendizagem.
Mais detalhadamente, 20,2% dos alunos de Natividade estão abaixo do nível básico, enquanto apenas 22,1% alcançaram o nível avançado. Essa disparidade evidencia a necessidade urgente de intervenções pedagógicas e estratégias de ensino mais eficazes.
Natividade não conseguiu atingir a meta mínima de 80% de alfabetização definida para 2030,junto com a maior parte dos municípios fluminense. Apenas 15% deles conseguiu alcançaram esse patamar em 2024.
Da redação da Rádio Natividade