Em parceria com o estado, Italva incentiva a produção de peixes nas pequenas propriedades

A Prefeitura de Italva, em parceria estratégica com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Interior, deu o pontapé inicial em um projeto para fortalecer a aquicultura no município. A iniciativa, que visa promover o desenvolvimento sustentável da zona rural, começou pela localidade do Pão de Ló.

O primeiro a ser beneficiado por essa ação foi o produtor João Gabriel, que teve sua estrutura de piscicultura ampliada. O foco principal dessa intervenção é o aumento da produtividade, a adequação ambiental de suas instalações e o início do processo de licenciamento ambiental, um passo crucial para a formalização e expansão de sua atividade.

A expectativa é que, nos próximos meses, outros produtores rurais do município sejam contemplados pelo projeto, cuja meta central é incentivar boas práticas no setor, aumentar a geração de renda no campo e, consequentemente, fortalecer toda a cadeia produtiva da aquicultura em Italva, consolidando a região como um polo na produção de pescado.

dDa redação da Rádio Natividade