O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Natividade, está se preparando para as celebrações em honra à sua co-padroeira, Santa Paulina. De 6 a 9 de julho de 2025, a comunidade é convidada a participar do Tríduo e da Festa Solene dedicados à santa, com uma programação especial que inclui missas diárias e uma procissão de encerramento.
As celebrações do tríduo terão início no domingo, 6 de julho, às 19h, com a missa presidida pelo Padre Elias Cruz, vigário do Santuário. Na segunda-feira, 7 de julho, no mesmo horário, a celebração será conduzida pelo Padre Wanderson, da Paróquia São Sebastião, de Varre-Sai. O Padre Raphael, da mesma paróquia, assumirá a presidência da missa na terça-feira, 8 de julho, às 19h.
O ponto alto das festividades será na quarta-feira, 9 de julho, com a Procissão e Santa Missa Solene de Santa Paulina, que começará às 19h. A missa de encerramento será celebrada pelo Padre João Genes, pároco do Santuário. As festividades são um momento de fé e devoção para os fiéis.
Conheça um Pouco Mais Sobre Santa Paulina
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nascida Amábile Lúcia Visintainer, é a primeira santa brasileira. Nascida em 1865 na Itália, ela imigrou com sua família para o Brasil, estabelecendo-se em Nova Trento, Santa Catarina. Desde jovem, demonstrou grande fé e um profundo amor pelos doentes e necessitados.
Em 1890, juntamente com duas amigas, Amábile fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição para cuidar de uma mulher com câncer em estágio terminal. A congregação cresceu rapidamente, e Santa Paulina dedicou sua vida ao serviço dos mais vulneráveis, sempre com humildade e caridade. Ela enfrentou muitos desafios e provações ao longo de sua vida, incluindo a deposição do cargo de superiora geral da sua própria congregação, mas sempre permaneceu fiel à sua vocação e a Deus.
Santa Paulina foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 2002, tornando-se um símbolo de fé, perseverança e serviço ao próximo para milhões de brasileiros e católicos ao redor do mundo. Sua vida é um exemplo inspirador de dedicação à caridade e à vivência do Evangelho.
Da redação da Rádio Natividade