Paróquias de Natividade realizam Via Sacra pelas ruas da cidade – VEJA FOTOS

Na noite desta sexta-feira (11), as paróquias de Natividade, reuniram seus fiéis e realizaram em conjunto a Via Sacra, por algumas ruas da cidade. O cortejo, que teve a frente os padres João Genes e Marco Antônio, deixou a Paróquia Nossa Senhora das Graças (Administração Apostólica), sentido ao Santuário Diocesano de Nosso Senhora da Natividade, que é considerado Igreja Jubilar. No percurso, foram meditadas as estações da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

A VIA SACRA:

O exercício da Via Sacra consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.

Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de catorze estações, no século XVI. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices da Igreja Católica, pois proporciona uma frutuosa meditação da paixão e morte de Jesus Cristo.

PROCISSÃO DO ENCONTRO:

Na próxima Quarta-Feira Santa, a partir das 18:30h, as duas paróquias voltam a se unir, para a realização da Procissão do Encontro, com a imagens do senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. A Santa Missa será celebrada no Santuário Diocesano, ao final da procissão.

Denomina-se Procissão do Encontro a prática devocional brasileira e portuguesa que rememora a reunião de Jesus Cristo e a Virgem Maria a caminho do Calvário. Prevalente na maioria das paróquias brasileiras, e em muitas das portuguesas, a procissão realiza-se tradicionalmente na noite da Quarta-feira Santa, embora lugares haja em que se a celebre em outros dias da Semana Santa.

Tradicionalmente, a procissão consiste do cortejo de duas imagens, uma representando o Bom Jesus dos Passos e a outra Nossa Senhora das Dores. A trasladação do ícone de Cristo é acompanhada pelas ruas da cidade até encontrar-se com a imagem da Virgem Dolorosa, que vem em procissão saída de um ponto distinto daquela do Bom Jesus.

Da redação da Rádio Natividade

Veja: