No final da manhã desta quarta-feira (01), os 11 vereadores eleitos/reeleitos em Natividade tomaram posse durante cerimônia na sede social do Clube Lítero Esportivo (CLEN).
Também foi definida a nova mesa diretora da Casa de Leis, que por unanimidade, será ficará à frente do legislativo no biênio 2025/2026. A chapa única foi encabeçada por Fabrício “Mosquinha”, como presidente; Luizinho Costa, vice, além de Bernardo de Pinho e Fabiano Binho, como primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Presidente assumiu inteiramente a prefeitura
O desfecho da eleição majoritária em Natividade, segue aguardando um último recurso a ser apreciado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que Marcos Antônio Toledo (Taninho/UNIÃO), o mais votado com ampla vantagem nas urnas, sofreu a impugnação de sua candidatura, determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que atendeu pedidos do MP e de uma das chapas concorrentes, revertendo sentença de primeira instância, que inicialmente lhe dava condições de elegibilidade.
O ex-prefeito recorreu a um pedido de decisão monocrática, mas o ministro Nunes Marques, negou a solicitação de que ele fosse diplomado. Com isso, pelas regras, Mosquinha assumiu interinamente as rédeas da cidade até o trânsito em julgado da questão, que não teria prazo estipulado. Sendo assim, perídio da interinidade segue indefinida, podendo se arrastar por meses, até a convocação de nova eleição (caso Taninho sofra nova derrota no plenário da corte).
Equipe de governo
Durante entrevista concedida à Rádio Natividade o prefeito interino, afirmou já ter em mente a composição de primeiro escalão (secretários), mas o anúncio deverá ocorrer ao longo desta quinta-feira (02). Hoje também toma posse seu suplente na Câmara de Vereadores. A vaga provisória, pertence a Ériques Lopes, o Mineirinho, que já presidiu a Casa. Em outubro, o candidato do UNIÃO, obteve 181 votos e ficou com a primeira suplência da legenda. A cerimônia está prevista para às 09h.
Prefeitura apenas com expediente interno
Ainda de acordo com Mosquinha, nos próximos dois dias, a prefeitura ficará fechada para atendimento ao público, só havendo expediente internamente.
– Como não houve transição, precisamos desse pequeno período, para ainda que minimamente, tomarmos pé da situação. Mas na segunda, funcionará normalmente, – destacou.
Da redação da Rádio Natividade
VEJA: