Municípios como Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia e Angra dos Reis, implementarão o uso de drones no combate à sonegação fiscal. Os equipamentos monitorarão veículos de carga em rotas clandestinas, frequentemente utilizadas para burlar as leis fiscais.
Eles serão integrados à Operação Foco Divisas, programa da Subsecretaria Especial de Controle de Divisas, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil. Os equipamentos já foram testados e aprovados, prontos para reforçar a fiscalização estadual.
Os drones possuem alta tecnologia, com autonomia de voo de até uma hora, zoom de 200 vezes e câmeras térmicas capazes de identificar movimentações em áreas fechadas. Além disso, realizam a leitura de placas de veículos, permitindo a análise imediata das cargas transportadas.
Em 2024, a Operação Foco realizou mais de 38 mil abordagens no estado, resultando em apreensões de armas, drogas e produtos falsificados, além do cumprimento de mandados de prisão. Desde sua criação, em agosto de 2021, a Subsecretaria Especial de Controle de Divisas já autuou mais de R$ 800 milhões, com expectativa de alcançar R$ 1 bilhão até o final deste ano.