A Enel Distribuição Rio informou que irá destinar cerca de R$ 3,5 milhões para financiar a implementação de cinco iniciativas selecionadas na Chamada Pública de Projetos (CPP 2023), financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Dos cinco projetos selecionados, três são voltados para a iluminação pública e devem ser aplicados nos municípios de Italva e Itaocara, na Região Noroeste Fluminense, que terão a iluminação pública modernizada com novas luminárias de LED, mais econômicas e eficientes, na proporção de 419 e 741, respectivamente.
A CPP ofertou ao todo recursos para clientes das classes de Comércio e Serviços, Industrial, Residencial, Poder Público, Serviço Público, Rural e Iluminação pública. A seleção das propostas ocorreu em uma etapa única e está disponível no site https://enel-rj.chamadapublica.com.br/.
Sobre o programa
O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Rio de Janeiro existe desde 1998 e já investiu aproximadamente R$ 354 milhões em 365 projetos com foco no consumo eficiente de energia em equipamentos, instalações elétricas, processos, ações educacionais e usos finais de seus clientes.
O PEE da Enel é regido pela Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, e regulamentado pela Aneel. A legislação determina que distribuidoras de energia apliquem anualmente 0,4% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento em ações de eficiência energética no uso final de energia elétrica, por meio de projetos executados em instalações dos consumidores.