TRE-RJ realiza mutirão eleitoral de jovens em Varre-Sai

Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) e a Justiça Itinerante, o projeto de iniciativa estratégica #PartiuVotar deu início nesta segunda (25) e segue nesta terça-feira (26), com uma série de palestras sobre participação política e cidadania e o alistamento eleitoral em Varre-Sai.

A ação conta com o apoio da 43ª Zona Eleitoral (Natividade e Varre-Sai) e a juíza eleitoral local, Leidejane Chieza, vai estar entre os palestrantes na manhã de segunda-feira (25).

As palestras e o alistamento eleitoral vão acontecer no Ciep Marlene Abib de Oliveira Fabri, na rodovia RJ-214 Mauro Alves Ribeiro Júnior. Serão disponibilizados dez guichês de atendimento, onde os jovens poderão fazer o cadastramento biométrico e tirar o título de eleitor com comodidade, no horário de 9h às 17h.

Parte dos guichês também estará disponível à comunidade, para alistamento, transferência de domicílio, revisão de dados e coleta biométrica.

Para tirar o primeiro título é preciso apresentar documento oficial de identificação (RG ou certidão de nascimento), comprovante de residência e comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de homens que completem 19 anos em 2024.

Também poderão requerer o título jovens de 15 anos, que completarão 16 até a data do próximo pleito eleitoral, em 6 de outubro de 2024.

Além do alistamento eleitoral, serão realizadas palestras que abordarão informações relevantes para o exercício da cidadania por meio da participação política. Também serão tiradas eventuais dúvidas sobre o funcionamento da urna eletrônica e a segurança do processo eleitoral.

O programa

O #PartiuVotar é o nome do projeto de iniciativa estratégica do TRE-RJ, que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham 16 ou 17 anos na data da próxima eleição.

Para este grupo etário, o voto é facultativo. A ação também busca emitir os títulos dos jovens de 18 e 19 anos que ainda estejam fora do cadastro eleitoral e de 15 anos, desde que completem 16 anos até a data da eleição.

Varre-Sai apresenta baixa adesão dos mais jovens

O foco do projeto está nos municípios do interior com baixa adesão desse grupo etário ao cadastro. De acordo com o Censo de 2022, atualmente Varre-Sai tem 905 jovens com idade entre 15 e 19 anos.

Já dados do TSE mostram que, com um eleitorado de 8.792 pessoas, a cidade tem apenas 112 eleitores (as) com 16 e 17 anos. Já na faixa etária de 18 a 20 anos, são 442 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral.

Da redação do Jornal Noroeste Agora